O que é compostagem?

07/04/2022
O que é compostagem?

Compostagem é a decomposição de material orgânico para formação de nutrientes, vitaminas e adubo para o plantio. A montagem da compostagem é um  projeto anual da Escola Bosque, que tem como objetivo a redução de lixo orgânico. Ele também faz parte dos planos de ação do Programa Eco-Escolas.

Este projeto tem início na Educação Infantil e se estende até o Fundamental II. Esse processo é liderado pela Susana Moura, Coordenadora da Educação Infantil e 1º ano, e Caroline Campos, Professora de Ciências e responsável pelos projetos Eco-Escolas.

A missão de montar a composteira é da Educação Infantil e 1º ano. Aproveitam-se as cascas das frutas retiradas na hora do lanche, cascas de legumes, talos e cascas de ovos que os alunos trazem de casa, além de folhas secas recolhidas pela escola, serragem, terra e borra de café. Durante a confecção, os alunos podem sentir as texturas e cheiros.

Já os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II são responsáveis pela compostagem dos resíduos orgânicos gerados no intervalo, armazenando-os em uma composteira com minhocas vermelhas. Em cada dia da semana, um grupo fica responsável pela coleta dos resíduos e armazenamento na composteira.

O objetivo principal é conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos. A composteira com minhocas é também uma ferramenta de aprendizagem de diversos assuntos relacionados a ciências, como formação do solo, resíduos e animais invertebrados.

Através da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o projeto torna-se uma experiência enriquecedora e um aprendizado para toda a vida!