08/09 - Dia Mundial da Alfabetização

08/09/2021 por Escola Bosque
08/09 - Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado pela ONU/Unesco em 8 de setembro de 1967 para destacar a importância social da alfabetização.

Você sabia que para ler usamos 17 áreas do cérebro e para escrever são 21? Parece complexo, mas a nossa metodologia torna essa jornada prazerosa e gratificante para as crianças, pois cognição e emoção estão interligadas. A alfabetização é um momento de descobertas e realizações para os alunos.  Aqui,  tornamos esse momento mais lúdico e interessante!

O método fonético (ou fônico) é comprovadamente, de acordo com evidências científicas da neurociência cognitiva, o método mais eficaz para alfabetizar. Cada aluno caminha de maneira individual.

Nesse processo, o professor é um elemento facilitador, pois o aluno é o grande autor de seu aprendizado. Dessa forma, as características e o ritmo de cada um são respeitados. É uma abordagem que privilegia tanto alunos que aprendem com facilidade como respeita e incentiva alunos com algum grau de dificuldade.