Festa Junina

A Festa Junina é uma manifestação cultural extremamente rica e que faz parte da cultura brasileira. É uma comemoração popular que acontece em todo o país. Esses festejos mostram que cada região brasileira foi marcada por diferentes trajetórias históricas e sociais. Desse ponto de vista, essa festa passa a ser um elemento pedagógico de muita relevância para a aprendizagem em patrimônio cultural fazendo com que a nossa juventude passe a observar com naturalidade e interesse as diferenças regionais e aprendam a respeitar a diversidade dentro da própria nação.

Esse evento passa a ser uma valiosa fonte de conteúdo para várias disciplinas como história, geografia, literatura, artes, música, educação física, entre outras. As diversas características típicas dessa festividade tais como costumes, danças, comidas e trajes tradicionais inspiram inúmeras atividades que vão desde o trabalho socioemocional até a própria Educação em patrimônio e herança cultural.

Em nossa escola, essa festa é comemorada anualmente com muita alegria e diversão, mas sempre tratada como uma oportunidade de abrir um leque de possibilidades para redescobrir muito sobre nossos antepassados e abranger diversos conteúdos culturais.

A Escola Bosque prepara dois momentos para esse evento. O primeiro, dedicado somente para nossos alunos, é um momento interno de partilha entre eles e nosso corpo docente. O segundo, fazemos no sábado de manhã a fim de compartilhar com os pais da Educação Infantil e 1º Ano as tão esperadas danças típicas e “quadrilhas” dos nossos pequenos.