Projetos de Incentivo à Leitura

20/02/2020
Projetos de Incentivo à Leitura

A leitura é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente: melhora o funcionamento do cérebro, amplia a criatividade e o conhecimento, aprimora as habilidades de comunicação, entre tantos outros benefícios.

Temos um projeto de incentivo à leitura desde a Educação Infantil até o final do Ensino Fundamental. Destacamos algumas dentre as inúmeras ações trabalhadas com nossos alunos:

Baú da Leitura

Um dos trabalhos realizados pelas turmas do 3º ano foi o Baú da Leitura. As professoras montaram uma sala de leitura ao ar livre com pufes, tapetes e um baú repletos de livros sobre diversos assuntos. Os alunos adoraram e se divertiram muito!

Cidade do Livro
Nossos alunos do Infantil e Fundamental I fizeram uma visita à Cidade do Livro. É um local muito atraente e todo preparado para as crianças. O objetivo maior do passeio foi o incentivo à leitura dentro de um contexto lúdico.

Clube do Livro

A professora Girzele, de português, do Ensino Fundamental II, montou o Clube do Livro, no qual com o uso de ferramentas digitais, como o OneNote e Teams, os alunos trocam dicas de leitura, resenhas, mostram pequenos vídeos e compartilham sugestões.

Os resultados desse projeto são excelentes: alunos lendo mais livros e adorando interagir com os colegas sobre o conteúdo aprendido. Para completar a iniciativa, criaram no Minecraft mundos sobre as histórias dos livros!

Este é um exemplo importante para demonstrar que a tecnologia vem para auxiliar e ressignificar a forma de
aprender, incentivando, inclusive, a leitura de livros.

Infantil: Visita do Macaco Muriqui

As crianças aprenderam muitas coisas interessantes sobre o Macaco Muriqui, uma espécie que habita nossas florestas da Mata Atlântica. Um animal dócil e muito sociável que interage entre a espécie com abraços. O “abraço Muriqui” é uma das formas gostosas de trabalhar aspectos socioemocionais com os alunos da ducação Infantil.